Plano de aula - Osmose

Plano de aula - transporte celular - Osmose Olá amigo internauta! Está gostando do site? Interaja conosco através dos comentários no ro...

domingo, 30 de dezembro de 2018

Diferença entre Biologia e Ciências

 Diferença entre Biologia e Ciências


Olá internautas!

Você sabe quais são as diferenças entre Ciências e Biologia?
Se sua resposta foi "não",  terei o maior prazer em elucidar suas dúvidas.

Estou trazendo para você nesta postagem uma dica muito simples mas que muita gente não sabe.
Decidi abordar esse tema porque muitas pessoas no dia dia me fazem as seguintes perguntas: " por quê no ensino fundamental do  6º ao 9º ano estudamos ciências? E por quê no ensino médio do 1º ao 3º é excluída a disciplina de Ciências e entre Biologia? Qual a relação entre elas? Existe diferenças?"

Como você constatou existe de fato algumas dúvidas que as vezes perturba a mente dos estudantes.
Não se preocupe terei a imensa honra de te ajudar! Vamos lá!

Caro estudante no ensino fundamental do 6º ao 9º ano  temos disciplinas como: L. Portuguesa e Inglesa, Artes,  E. Física, Matemática, Geografia, História, E. Religioso e Ciências Naturais porém como você sabe não temos Biologia.

Como você é um aluno esperto deve ter observado que no ensino fundamental por exemplo não temos disciplinas como: Química, Física e Biologia.

Vamos refletir um pouco!
No ensino fundamental é utilizado o termo "Ciências" de forma abrangente, em outras palavras esta disciplina tem como objetivo ensinar os alunos a parte fundamental das disciplinas de "Biologia, Química e Física de maneira articulada e harmônica e de uma forma não muito específica".

Dessa forma quando o aluno evolui o nível de ensino e alcança o ensino médio, este passará a ter as disciplinas de "Biologia, Química e Física". Diferentemente do ensino fundamental estas disciplinas agora possuem caráter específicos, ou seja, abordam assuntos e teorias de forma detalhada.

Por exemplo na disciplina  de Biologia no ensino médio os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diferentes áreas da Biologia, tais como: ecologia, citologia, histologia, genética, zoologia entre outras áreas...

Sabe - se que as Ciências Naturais como você pode observar andam sempre juntas porém possuem especificidades distintas. A Biologia por exemplo é uma Ciência que estuda os mais variados tipos de vida toda via precisa de subsídios de outras ciências, como por exemplo a Química,  para melhor compreender os fenômenos biológicos.

Em fim, espero ter colaborado com seu aprendizado!

Se você gostou de nossas postagens compartilhe o link com seus colegas na escola e nas redes sociais. Pintou uma dúvida? Deixe - a nos comentários que buscaremos responder.

Lembre - se o maior protagonista do seu sucesso é você mesmo! Dedique - se!


www.biologianamira.com

       Divisões da Biologia. clique aqui e saiba mais...







  

domingo, 23 de dezembro de 2018

Plano de aula fotossíntese




Plano de aula fotossíntese .

Olá! Nesta postagem deixarei uma ótima dica para você que é aluno ou professor da disciplina de Biologia. O assunto abordado será a importância da fotossíntese que é um dos temas fundamentais para serem  abordado em sala de aula. 

Caros internautas aproveito esta oportunidade  para desejar a cada um de você um Feliz Natal e um ano novo com muitas realizações. Se gostou da matéria compartilhe com seus colegas, deixe seu comentário com elogios ou sugestões.

Leia a matéria completa e saiba mais...
Introdução ao tema da aula.
FOTOSSÍNTESE. 
Atualmente os assuntos relacionados a preservação ambiental estão cada vez mais evidentes em meio a sociedade, e são divulgados por diversos meios de comunicação. Esses assuntos são de grande relevância. A vida no planeta está intimamente atrelada à preservação do meio ambiente.
Estudos mostram que o percentual de oxigênio presente na atmosfera terrestre é de 21%. Este gás por sua vez é essencial para existência da vida no planeta. Sendo assim o tema que será abordado nesta aula é sem dúvida de grande importância para a formação dos alunos do ensino médio.
“a vida no planeta Terra depende basicamen­te da produção de alimento pelos organismos autótrofos por meio do aproveitamento da energia luminosa fornecida pelo Sol. Esse aproveitamento é feito por células especializadas e ocorre por meio do processo fotossintético” (CAMPBELL, apud,Silva 2016)
A fotossíntese que por sua vez será o tema das atividades da aula é um processo muito importante e que envolve indiretamente todos os seres vivos presente na terra. Organismos como algas marinhas, plantas e ciano bactérias utilizam a energia eletromagnética para produzir seu próprio alimento, ou seja, são produtores de energia química. Através do processo fotossintético estes organismos absorvem o CO², liberam o O² e produzem a glicose fonte de energia que é utilizada pelas plantas e por outros seres vivos, além disso as plantas produzem também a matéria prima que é utilizada pelo homem de diversas formas.  
Plano de Regência
 “A importância da fotossíntese”.

Tempo necessário: para aplicação da aula: 2 aulas de 50 minutos.

Observação: para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter o conhecimento prévio de citologia vegetal.

Objetivos da aula.

Etapa de ensino: “ensino médio”.

Conteúdo: “Fotossíntese”.

Metodologia:

1º) Aula:

1º - momento:
Cumprimento inicial e chamada.

2º - momento:
Introdução do assunto.  Para melhor compreensão do assunto, o docente inicia a aula conceituando o terno “fotossíntese” considerado um processo fundamental para vida no planeta. Em seguida realiza um breve histórico sobre esta descoberta.  
Dando continuidade o docente esclarece dúvidas e explica alguns termos essenciais sobre o assunto como por exemplo: seres autótrofos e heterótrofos, clorofila, estômatos, ATP, NADPH, NADP+ etc.
Neste momento o professor explica que a fotossíntese é dividida em duas fases distintas. São elas: fase clara ou foto química e fase escura ou etapa química. Para que haja uma boa assimilação do assunto o mestre irá enfatizar nesta aula apenas uma das fases.
O docente explica aos alunos o que é a fase clara. Esta fase ocorre na presença de luz solar “daí o nome fase clara”. Esta está dividida em duas etapas “fotólise da água” ou quebra da molécula da água através de energia  luminosa, e a “fotofosforilação” que esta dividida em cíclica e acíclica.
3º - momento:
Conclusão e encerramento da aula. O docente realiza uma breve reflexão sobre a importância da fotossíntese. A pesar de parecer um pouco complexo é de grande importância para todos os seres vivos e que é através da fotossíntese que podemos desfrutar de diversos recursos naturais daí a necessidade da preservação da natureza.

2º) Aula:

1º - momento:
Cumprimento inicial e chamada.
2º - momento:
Como na 1º aula foram concluídos os assuntos sobre a fase clara, neste momento o professor realiza um breve resumo da aula passada e em seguida aborda o assunto sobre a fase escura ou etapa química.
Nesta fase as reações da fotossíntese acontecem utilizando o ATP e o NADPH ,ou seja, moléculas carregadas de energia que unem-se ao CO² presente na atmosfera onde é utilizado para que ocorra a síntese de glicose. Este carboidrato será armazenado pelas plantas em forma de sacarose, amido e celulose.
O docente fala sobre o Ciclo de Calvin abordando detalhes sobre o assunto. Em seguida explica compensação luminosa.
3º - momento:
Conclusão e encerramento da aula. O docente realiza uma breve reflexão sobre a importância da fotossíntese associando assuntos da 1º e 2º aula. Nestas aulas foram levantadas questões sobre diferentes mecanismos usados por alguns tipos de plantas como os cactos e reações químicas que ocorre nestas interações.
Resultados esperados:
Espera-se que os alunos compreendam o que é a fotossíntese, quantas e quais são as fases empregadas no processo, e que possam perceber a importância desse mecanismo que é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos.
 No decorrer das aulas os alunos reconheceram alguns elementos químicos como o clorofila, carbono, oxigênio e o ATP, NADPH entres outros em como estes interagem na participação do processo fotossintético.
Recursos/materiais:

Sala de aula, notebook e data show.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


SILVA. M, I.BIOQUÍMICA ANIMAL E VEGETAL. Batatais, Claretiano
2016.

BIOLOGIA TOTAL COM PROF. JUBILUT. Fotossíntese - Fase Clara (Fotoquímica) - Prof. Paulo Jubilut, 25’44”. Disponível em 12/11/2018 <https://www.youtube.com/watch?v=YU6J44Gxbc0&t=741s>

GONZÁLEZ. F.H.D. FOTOSSÍNTESE. UFRGS. Disponível em 20 /10/2018  <https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/fotossintese.pdf>

BIOLOGIA TOTAL COM PROF. JUBILUT.Ponto de Compensação Luminosa | PCL | Prof. Paulo Jubilut 21’22”. Disponível em 19/11/2018<https://www.youtube.com/watch?v=TQ3BpbJH5zI>

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Como fazer massa de modelar

Como fazer massa de modelar!

Dicas de sustentabilidade


Olá internautas!

Nesta matéria irei ensinar a vocês como reutilizar produtos de uso domésticos que iriam para o lixo de maneira prática rápida e inteligente.
Esta  excelente dica irá ajudar alunos, professores e crianças de escolas públicas e privadas.

Sabe - se que a realidade da maioria das escolas públicas brasileiras não é muito boa! Em várias escolas da rede pública falta o básico ou seja os recursos pedagógicos que seriam utilizados para atividades de ensino aprendizagem tais como: papel, lápis de cor, bola, rede, massa para modelar e etc. Estes materiais são de baixo custo e devem ser ofertados aos alunos de maneira gratuita, porém muitas vezes estes materiais são adquiridos pelos próprios docentes ou até mesmo pelos alunos.
Sabendo dessa realidade decidi dar esta forcinha para que você possa confeccionar seu próprio material e o melhor com o custo muito baixo.

A partir de agora irei ensinar a você o passo a passo para confecção de massinhas de modelar utilizando produto simples, barato e o melhor evitando o desperdício de recursos. 

Para fazer a massa de modelar você vai precisar dos seguintes materiais:

1º - Farinha de trigo 1xícara de xá.
2º - Sal (cloreto de sódio)  2 ¹/2 colheres
3º - Óleo de soja 1 colher de sopa.
4º - Corante com a cor que
preferir.
5º - Água (H²O) até atingir o ponto.

Como você já sabe do que irá precisar para confeccionar sua massa de modelar de qualidade e com custo muito baixo, agora irei te ensinar o modo de preparo.

1º - Em um recipiente (tigela) misture o sal, farinha de trigo e o óleo.
2º - Utilizando as próprias mãos misture todos os ingredientes e adicione água aos poucos até formar uma massa lisa.
3º - Solve a massa (bater na massa) utilizando as mãos e aos poucos adicione o corante com a cor que desejar.O resultado é uma massa elástica, flexível, úmida, lisa e com a cor que escolheu.

4º -  Após obter o ponto desejado deixe - a descansar um pouco envolvida em um plástico para não ressecar.

Observação: durante o preparo da massa evite colocar muita água para que ela não grude em suas mãos e você tenha dificuldade para dar o ponto ideal.

Sua massa de modelar com certeza ficará com ótima qualidade e terá uma longa duração. Para que esta dure por mais tempo você precisará tomar alguns cuidados, produza a massa em locais limpos, mantenha a mesma envolvida com plástico.

Com as massinhas prontas agora é só se divertir!!!

Gostou da matéria do site .biologianamira.com?

Deixe seu comentário e compartilhe esta experiência com seus colegas.







domingo, 2 de dezembro de 2018

Estilo de vida

Você sabe o que é Estilo de Vida?

Atualmente os nossos dias passam rápido de mais, concorda?

Existem vários motivos que causam em nós esse tipo de sensação, tais como: trabalho, família, trabalhos domésticos, estudo entre outras coisas.

No corre corre do cotidiano honramos inúmeros compromissos, mas esquecemos do compromisso principal que é cuidar do nosso maior bem, ou seja, a nossa saúde.

Todos nós temos diariamente inúmeras tarefas a serem cumpridas. A pesar de haver muitas tarefas no dia dia é preciso que cada um adote um estilo de vida saudável e ativo.

Mas afinal você sabe o que  estilo de vida saudável?
Não! Fique atento as dicas do biologianamira.com .

Quando se fala em estilo de vida saudável, significa dizer que temos e praticamos hábitos saudáveis.
Mas você deve estar se perguntando o que são hábitos saudáveis? E o que isso tem haver com Biologia?

Vou te explicar!  Hábitos saudáveis são os costumes, práticas ou comportamentos que adotamos para nossa vida. Ex: alimentação saudável, prática de exercício ou atividades físicas de preferência ao ar livre, relacionamento social e familiar, contato com a natureza, ida ao médico regularmente.

A segunda pergunta que você deve estar se perguntando é: e o que isso tem haver com Biologia?

  1. Como você já sabe nós seres humanos somos formados por células, que formam os tecidos, órgãos e sistemas, concorda? 
  2. Toda essa composição deve funcionar harmonicamente e perfeitamente, certo?
  3. Dentro das células ocorrem inúmeros processo bioquímicos para que ocorra a manutenção e o bom funcionamento celular e consequentemente a saúde do indivíduo, correto?
  4. Nos seres heterotróficos "que não produzem seu próprio alimento" o combustível deve ser ingerido através da alimentação e esta deve ser saudável.
  5. Como você já sabe um estilo de vida livre de álcool, drogas, alimentação desequilibrada e de estresse com certeza irá beneficiar todo nosso organismo o que consequentemente resultará em qualidade de vida.
Em apenas cinco tópicos consegui te provar que estilo de vida saudável  e Biologia sempre andaram juntos desde os primórdios das civilizações.

É preciso que você aluno fique atento! Você é um ser inteligente, seja crítico e não seja influenciado por ninguém ou por algum meio de comunicação. Evite sempre drogas lícitas e ilícitas, medicamentos sem prescrição médica, salgadinhos, batata frita e refrigerantes.

Também faz parte de um estilo de vida  saudável: o uso de EPIs e cinto de segurança, protetor ou filtro solar e uso de preservativos etc.

Não se desespere! Ter um estilo de vida ativo e saudável não significa dizer que você nunca mais irá comer algumas guloseimas, vale lembrar que o que faz mal é a frequência e o excesso.
Dentro da área da Biologia existe o que chamamos de homeostase ou seja a busca pelo equilíbrio é isto que devemos buscar.

Espero ter colaborado com seu aprendizado!
Se você gostou da postagem deixe seu comentário curta e compartilhe o seu conhecimento com colegas de turma!

Lembre - se os inteligentes são humildes e acreditam em Deus e no seu próprio potencial!

      Para saber mais clique aqui!

sábado, 1 de dezembro de 2018

Divisões da Biologia

Divisões da Biologia

(Introdução a Ciências Biológicas)

Olá amigos! 
Estão gostando do site biologianamira.com ?

Nesta matéria vamos falar um pouco sobre a Biologia. 
Você sabe o que é biologia e o que esta ciência estuda? 
Não! Calma que irei te explicar!

Vamos iniciar analisando a palavra Biologia. Para que você compreenda  com facilidade vou dividir  a palavra Biologia em duas silabas: bio + logia.  O termo "bio" é de origem grega e significa vida, já o termo "logia" que também é de origem grega significa estudo. Portanto a palavra Biologia significa "estudo da vida". 

Mas, você sabe o que é vida? 
Todos temos um pensamento a respeito desse assunto, porém definir vida não é tão simples como parece, concorda?

No dicionário Aurélio vida significa: " o espaço de tempo que vai do nascimento à morte, existência".

Vida do latim "vita" pode ser compreendida como o grupo de características que mantém os seres vivos como por exemplo: plantas, micro organismos e animais em atividade constante.

 Para que haja vida é necessário analisar inúmeros aspectos micro e macroscópicos e essa função fica a cargo da Biologia que tem por finalidade estudar a estrutura dos organismos vivos, o funcionamento a relação o habitat natural entre outros aspectos.

Para que você possa ter um bom rendimento nos estudos é necessários entender que a Biologia está dividida em diferentes áreas. 

1º Citologia ou biologia celular: estuda as células animais e vegetais, composição química estruturas, funções e funcionamento.

2º Histologia ou biologia tecidual: estuda a composição, a forma e os diferentes tipos de tecidos.

3º Fisiologia: estuda o funcionamentos dos organismos vivos. 

4º Anatomia:estuda as estruturas e partes dos indivíduos. 

5° Embriologia: estuda a forma e desenvolvimento do embrião.

6º Genética: estuda as leis da hereditariedade.

7º Evolução: estuda a transformação das espécies ao longo do tempo formas e características distintas. 

8º Ecologia: estuda a relação com o ser vivo e o meio ambiente.

9º Taxonomia: estuda a classificação dos seres vivos tais como: 1º Reinos, 2º filo ou divisão , 3º classe, 4º ordem, 5 família.

10º Zoologia: estuda os animais.

11º Botânica: estuda as características das plantas, fungos e algas.

12º Microbiologia: estudo dos variados tipos de micro organismos. 

Em fim, essas são as divisões presentes na Biologia e que aos poucos, ou seja, ao longo do nosso estudo iremos compreender com  mais facilidade para que possamos assim ficar familiarizado com a Biologia.

Espero que tenham gostado da postagem! 
Interaja conosco, deixe seu comentário ou sua sugestão para aperfeiçoamento do nosso simples trabalho.

Lembre somos todos inteligentes, porém é preciso ser humilde e saber que quanto mais temos conhecimento sempre há algo para aprender!















Isso também pode ser do seu interesse (Sistema Imunológico.)

Postagens mais visitadas do site


Visite o maior site de livros e e-books, acesse amazon.com.br e viva a experiência!