Bioma - Caatinga
Olá amigos internautas!
É com grande satisfação que o site biologianamira.com comemora com você um dia tão especial! Você sabe que dia é hoje?
Hoje é dia 28 de abril 2019 dia Nacional do Bioma Caatinga!
Esse dia foi criado não apenas para homenagear o Bioma Caatinga mas para conscientizar a população sobre a importância do bioma e sua preservação que por sua vez está muito devastada.
Que tal aprendermos um pouco mais sobre esse lindo bioma? Vamos lá!
Para que você possa compreender melhor a leitura primeiro vamos entender melhor o significado da palavra BIOMA, você sabe o significado? Vamos lá que eu te ensino!
A palavra bioma é de origem grega cujo significado é vida em grupo, entenda: ( bio = vida + oma = grupo ou massa). Em outras palavras bioma é uma área geográfica de ambiente uniforme que caracteriza - se pelo relevo, solo, clima, tipos de plantas e espécies de animais.
Agora que você já sabe o que é um Bioma chegou o momento de conhecer melhor a Caatinga!
Em primeiro lugar eu quero que você aluno esperto guarde essa importante informação!
O Bioma Caatinga é um bioma EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO! Isso mesmo!
Isso significa que em nenhum outro bioma você irá encontrar a biodiversidade existente na Caatinga sendo ela animais e plantas.
A palavra Caatinga em Tupi - Guarani significa MATA BRANCA OU MATA RALA. Você sabe por quê? As plantas da Caatinga possuem uma mecanismo de defesa muito importante que evita que esses vegetais morram desidratados. Sendo assim quando chaga a época de seca esses vegetais perdem sua folhas. Durante esse período eles sobrevivem a partir das reservas feitas nos períodos de chuva. (Por possuir este mecanismo as plantas da Caatinga são plantas caducifolias).
De acordo com Ministério do Meio Ambiente e o ICM Bio, a catinga é o quarto maior bioma do Brasil ficando atrás apenas da 1º Amazônia, 2º Cerrado e 3º Mata Atlântica.
A Caatinga possui uma área de 844.453 km², abrange oito estados do Nordeste e vai até o norte de Minas Gerais, esse bioma representa 10% de todo território nacional.
O índice pluviométrico da Caatinga é muito baixo atingindo, em algumas parte do bioma o volume de chuva anual é de 300 milímetros e em outras parte pode atingir até 1000 milímetros.
As plantas da Caatinga apresentam algumas peculiaridades.
Nos cactos por exemplo como o Xique – xique ou Alastrado de nome científico (Pilosocereus gounelleio) as folhas são modificadas em espinhos.
Xique - xique |
A epiderme das plantas da caatinga também possuem anexos responsáveis pela proteção contra herbivoria e contra a perda de água em excesso, você sabe quais são este anexos?
Os anexos epidérmicos são:
Acúleos em roseira |
- Não fazem fotossíntese.
- São diferentes dos espinhos.
- Não possuem vasos condutores de seiva.
- Podem ser facilmente retirado do caule.
Pelos em urtiga do sertão |
- Evita a perda de água em excesso.
- Protege contra a herbivoria.
- Possui substância urticante (causa muita coceira).
Cutícula em uma planta chamada de Maniçoba. |
- Protege contra a perda de água.
Outro estratégia muito interessante das plantas da caatinga é o armazenamento de água em seu caule. Essas plantas armazenam a agua no caule onde será utilizada nos longos periodos de estiagem. As plantas deste tipo são as cactaceas.
Mandacaru (Cereus jamacaru) |
Em fim, esse bioma exclusvamente brasileiro é rico muito rico em espécies animais e vegatais, algumas destas especies estão ameaçadas de extinção.
Caro internaura vou deixar aqui a baixo algumas imagem exclusivas do Bioma Caatinga.
Se você gostou da postagem curta e compartilhe com seus colegas. Você também pode se tornar um seguidor do site utilizado o gmail da google.
Bioma Caatinga em S. Ipanema - AL |
Nenhum comentário:
Postar um comentário