Doença bacteriana - Botulismo
Olá internauta!
Hoje trago para você um assunto muito relevante sobre um doença bacteriana pouco conhecida mas extremamente mortal que é o botulismo.
De acordo com o Ministério da Saúde esta patologia pode ser classifica em três tipos distintos:
Botulismo alimentar.
Esta forma de botulismo ocorre com maior frequência.
É causado pela ingestão de diversos alimentos tais como: enlatados, embutidos e em conservas principalmente as conservas caseiras.
Neste tipo de botulismo os alimentos são contaminados pela bactéria onde posteriormente haverá a produção da toxina botulínica.
Botulismo por ferimento.
Esta forma de botulismo ocorre em menor frequência.
O botulismo por ferimento ocorre não pela ingestão imediata da toxina mas pela contaminação via ferimento através dos esporos do agente etiológico causador desta patologia.
Fica a dica: "Os esporos são formas vegetativas ou seja um mecanismo de resistência desenvolvido pela bactéria quando esta encontra situações desfavoráveis."
Botulismo infantil ou intestinal.
Esta forma de botulismo também ocorre em menor escala.
Esta forma de botulismo ocorre pela ingesta dos esporos bacterianos que ao chegar ao intestino encontram situações favoráveis proporcionando - lhes sua germinação e proliferação da bactéria onde ocorrerá a produção da toxina.
Por esta razão não e recomendado oferecer mel a crianças menores de 1 ano de vida pois as colmeias sã
Por esta razão não e recomendado oferecer mel a crianças menores de 1 ano de vida pois as colmeias sã
O botulismo é causado pelo agente etiológico a bactéria patogênica que possui formato de bacilu o Clostridium botulinum.
A bactéria Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbica obrigatória que possui a capacidade de esporular.
Fica a dica: "as bactérias anaeróbicas obrigatórias só poderão desenvolver - se em condições ideais ou seja sem a presença do gás oxigênio como por exemplo no interior de alimentos enlatados, envasados em embalagens de vidro e embutidos em geral."
Lembre - se a toxina botulínica é a mais potente exotoxina produzida através de bactérias, esta toxina se consumida pode causar o óbito de muitos seres vivos mesmo se consumida em pequenas porções com 0,1μg a 1,0μg, nos seres humanos a quantidade mortal mínima é de 0,12μg (PARRILLI, 2008; FAULA, 2009 apud JULIANO; CARDOSO, p.659, 2014).
É importante salntar que o botulismo acomete humanos e animais.
A toxina botulinica é uma potente neuro toxina capaz de causar o relaxamento da musculatura inclusive a do diafragma musculo importante que atua no auxílio da respiração.
Pois é, o botulismo pode causar a morte de pessoas e animais por parada respiratória!
Gostou da postagem?
Compartilhe conhecimento com seus amigos nas redes sociais!
Você também pode seguir o biologianamira.blogspot.com pelo face book @biologianamira.
Bons estudos!