Plano de aula - Osmose

Plano de aula - transporte celular - Osmose Olá amigo internauta! Está gostando do site? Interaja conosco através dos comentários no ro...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O que são príons?

Você sabe o que são príons? 

 (Microbiologia)


Olá internautas! Sejam muito bem vindos ao nosso humilde espaço de ensino e aprendizagem na web.
Desde já quero parabenizar todos os estudantes que lutaram em busca da tão sonhada aprovação no ENEM 2018. Em contra partida, quero dizer aqueles estudantes que por algum motivo não obtiveram resultados satisfatórios que em hipótese alguma desanimem ou desistam dos seus sonhos, pois o maior realizados deles é vocês mesmos, lembrem -se 2019 está apenas começando, prepare - se já.

Como mencionei na última postagem , abordaremos aqui durante algumas semanas alguns assunto sobre Microbiologia, este assunto costuma cair com frequência em: vestibulares, concursos e Enem.


O que são príons?

Não se assuste, os príons ou príon nada mais são que: proteínas normais que constituem a membrana das células do sistema nervoso dos vertebrados. Esta proteína por algum motivo acabou sofrendo alterações ou mutações genéticas tornando - se infecciosa originando os príons. 

Os príons não são considerados seres vivos como as bactérias, fungos e protozoários por exemplo, e não são formados por células como os micro - organismos anteriormente citados, ou seja, eles possuem características  acelulares. 

A  palavra príons é de origem inglesa e significa (proteinaceous infectious particles; cujo o significado é: partículas infecciosas de proteínas).
 
Estas partículas infecciosas de proteínas, ao penetrarem nas células nervosas causam vários danos irreversíveis ao sistema nervoso, ocasionando a morte de neurônios, perda de capacidades motoras, perdas de funções cerebrais como concentração, raciocínio e memória. Em outras palavras esta doença é degenerativa e acomete o Sistema Nervoso.

O gene mutante do príon pode ser hereditário passando dos pais para os filhos, ou seja, pode ser transmitido através de herança genética como é o caso da doença neuro degenerativa chamada de Creutzfeldt-Jakob. 

Além desta existem outras formas de transmissão da doença. A enfermidade pode ser transmitida das seguintes formas:

Consumo de produtos de origem bovina infectados.

Transfusão de sangue contaminado. 

Transplante de órgãos contaminados.

Instrumentos cirúrgicos não esterilizados. 

Profilaxia: 

Evitar o consumo de carne bovina importada ou que esteja infectada.

Monitorar e analisar o recebimento de órgãos e sangue que foram doados oriundo de outros países, intensificar a fiscalização em hospitais, clinicas e laboratórios em todo território brasileiro. 

Evitar a oferta de rações de origem animal a ruminante como bovinos, caprinos e ovinos.

Incubação: o período de incubação das doenças causadas por príons pode variar entre alguns meses e até mesmo anos.  

Segundo relatos, há evidências que o surgimento histórico das doenças priônicas ocorreu há cerca de 200 anos. 
Segundo (McGowan,apud, Lup 2002) "Com reconhecimento, em ovelhas, de uma doença dermatológica e neurológica de evolução fatal. A zoonose conhecida pelos pecuaristas como scrapier caracteriza - se  pelo surgimento de prurido constante que leva o animal infetado a esfregar - se em cercas de contenção ou árvores, seguindo - se a queda de lã e o desenvolvimento de dermatites que muito lembra quadros subagudos e crônicos de eczematização."

Doenças causadas por príons:

  • Doenças priônicas em humanos:

    CJD - Creutzfeldt-Jakob.

    GSS - Síndrome de Gerstmann-Sträussler-Scheinker.

    FFI - Insônia Familiar Fatal.

    Kuru.  

    Doenças priônicas em animais:

    BSE - Encefalopatia Espongiforme  Bovina - (doença da vaca louca).

    Scrapie.

    Caros alunos espero poder ter colaborado com o aprendizado de vocês. Este assunto é muito importante e constantemente vem sendo cobrado em provas. Não se limite apenas com estas informações, pois o assunto interessante e extenso por isso deve ser aprofundado um pouco mais por cada um de vocês. Aqui em baixo deixarei alguns link que possa ser do seu interesse.

    Compartilhe! Deixe o seu comentário aqui em baixo da postagem, esclareça dúvidas, der opiniões ou faça alguma crítica para que possamos melhorar o nosso trabalho. 

     

     Links do seu interesse Microbiologia.

    Biologia e Ciências é a mesma coisa? 

     

  Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. DOENÇA DE CREUTZFELDT-LACOB (DCJ):CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO. Disponível em <http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doenca-de-creutzfeldt-jakob-dcj> Acesso em 08h00m, disponível em 20/01/2019.


DOENÇAS PRIÔNICAS: AVALIAÇÃO DOS RISCOS ENVOLVIDOS NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM BOVINA. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/abd/v78n1/v78n1a02.pdf> Acesso em 15h00m, 22/01/2019.

 
















domingo, 20 de janeiro de 2019

Microbiologia

Introdução à Microbiologia

Olá alunos tudo bem?

Aproveito este período de fim de férias para trazer para você um assunto muito importante e que frequentemente é assunto de provas de vestibulares, concursos públicos e ENEM.

Nesta postagem irei fazer um introdução a microbiologia para que você possa aos poucos se familiarizar com este importante assunto e consequentemente obter excelentes notas em suas avaliações.

No final desta postagem irei deixar para você de forma gratuita um link com o material complementar onde o aluno poderá visualizar ou baixar nossas apostilas. Não esqueça de deixar sua opinião sobre nosso trabalho e de compartilhar essa ideias com seus colegas e amigos nas redes sociais.


Introdução a Microbiologia

"Microbiologia é a ciência que estuda os micro - organismos - um grande e diverso grupo de micro - organismos microscópicos -, que podem ser encontrados como células únicas ou em agrupamentos celulares. Dentre os micro - organismos estão também incluídos os vírus seres microscópicos de natureza acelular" (MADIGAN; MARTINKO;PARKER 2004, P2).

Há evidencias que os primeiros tipos de vida existentes em nosso planeta foram seres autótrofos. Estes minúsculos tipos de vida são capazes de fabricar sua própria alimentação, incrível não? Estou falando dos micro - organismos. 
Caro aluno você sabe o que são os micro - organismos? Se sua resposta foi não, fique calmo eu terei uma enorme satisfação em te ajudar! 

Micro - organismos: são organismos microscópicos (invisíveis a olho nu) formados por uma única célula ou em um grupo de células, incluindo também os vírus seres acelulares.
Para que você fique bem informado e possa ter uma melhor compreensão do assunto, vou te apresentar os cinco reinos em que a Biologia foi dividida em 1969, são eles: Animália (animais), reino Plantae ou Metaphyta (plantas e algas), reino Monera (bactérias), reino Fungi (fungos) e reino Protista (protozoários). Você deve está se perguntando mas... e os vírus a que reino eles pertencem? 

Vírus: como você deve ter notado os vírus são seres acelulares (não são formados por células) e só executa ou manifesta suas funções quando consegue penetrar em uma célula hospedeira seja ela animal, vegetal ou até em bactérias como  é os caso dos vírus bacteriófagos.

A microbiologia é uma Ciência que tem como objetivo estudar os diferentes e variados tipos de micro - organismos e suas evoluções, ex: bactérias, vírus, fungos, protozoários, príons, micro algas e etc. Basicamente esta ciência estuda as relações dos micro - organismos com o homem, animais e plantas, estuda sua fisiologia, morfologia e composição química e os diferentes habitat onde possam ser encontrados.
Para o estudo dos diferentes tipos de micro - organismos a microbiologia está dividida em: Virologia: estuda os vírus, Micologia: fungos, Bacteriologia: bactérias, Ficologia ou Algologia: estuda as algas. 

Como vimos os micro - organismos foram os primeiros tipos de vida existentes no planeta o que mostra a grande importância deste assunto para nós seres humanos, sendo assim vale ressaltar que com o avanços das tecnologias a microbiologia conseguiu avançar e muito, desde o surgimento dos primeiros microscópios bem rudimentares até os mais sofisticados como os microscópios ópticos e os eletrônicos que contribuem significativamente para o avanço das ciências e para melhorias em diverso setores.

Sabemos que a Microbiologia e uma área muito ampla e de grande relevância, esta ciência abrangem  diversas áreas desde a produção de alimentos até a produção de fármacos como os antibióticos e vacinas utilizadas na  medicina. E como você é um aluno esforçado curioso e sempre está em busca de conhecimento, você ficará ligado(a) em nosso site biologianamira.com, onde ao longo das próximas semanas abordaremos assuntos específicos sobre: Príons, vírus, bactérias, fungos e protozoários. 

  Clique aqui e baixe a apostila completa      

 Talvez isso seja do seu interesse Sistema - Imunológico

 

 

 







segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Preservação ambiental

 

 

Saudações amigos internautas!
Janeiro é mês de férias e de relaxar um pouco, concorda? Sendo assim aproveito esse momento oportuno para postar para vocês algo muito relevante e maravilhoso. Estou falando dos nossos recursos naturais, animais, plantas, rios, mares e etc. 

Aproveite esse período de descanso com a família, desfrute do que temos de melhor, curta a natureza, visite os parques de preservação espalhados por todo o país, vá ao zoológico, aproveite nossos rios e praias...

Uma dica muito importante e que sempre deve ser  utilizada e lembrada é que temos que respeitar a natureza!

Ao sair de casa ,principalmente quando for para passeios em meio a natureza, leve consigo alguns sacos de lixo para que o seu lazer não se torne uma tortura para a natureza. Utilize o transporte coletivo para que haja melhor eficiência no transporte e menor emissão de CO². Bateu a fome? Prefira alimentos frescos e saudáveis, alimente - se de frutas, verduras e beba muita água e sucos naturais. 

Em fim, disponibilizo a vocês este vídeo maravilhoso e inspirador que nos apresenta o valor das nossas unidades de conservação ambiental. Este excelente vídeo foi desenvolvido pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Gostou da postagem? Foi relevante? Compartilhe conhecimento com seus colegas!Você também pode deixar aqui seu comentário com dúvidas, elogios ou sugestões para o aprimoramento do nosso trabalho.


Onde a nossa vida pulsa - O valor das unidades de conservação para a sociedade brasileira

 


                                                                     Fonte: ICMBio
 

Postagens mais visitadas do site


Visite o maior site de livros e e-books, acesse amazon.com.br e viva a experiência!